quarta-feira, 5 de maio de 2010

Confraria do Vinho segundo encontro

O segundo encontro da Confraria do Vinho de Palmas foi realizado na segunda-feira, dia 03 de maio, com a peculiaridade de vários estrangeiros integrarem o grupo: um alemão, um colombiano, um belga e um holandês.

Para a degustação foram selecionados 5 vinhos tintos do Chile e da Argentina:

1. Terramater Paso del Sol Carmenère 2008
2. Santa Carolina Carmenère 2009
3. Filus Malbec 2008
4. Finca Flichman Malbec 2008
5. Concha y Toro Sunrise Shiraz 2008

Embora alguns exemplares fossem expressivos, o grau de dificuldade nesta segunda degustação foi maior do que na primeira, realizada mês passado, quando foram provados 4 exuberantes vinhos brancos, todos de uva Torrontés.
As características de cada vinho foram bem percebidas pelos participantes; estes, porém, as descreveram de acordo com a sua própria percepção dos níveis de acidez e as quantidades de álcool e taninos.

De acordo com a vinícola produtora do vinho Santa Carolina, o seu produto possui uma "textura aterciopelada" (traduzida pelo participante colombiano como "aveludada"), qualidade que tornou esse exemplar o preferido da noite.

Fato interessante foi a análise quase simultânea de dois vinhos, efetuada com dois cálices por pessoa, de forma a permitir uma melhor comparação entre eles. No caso dos vinhos Camenère, as semelhanças e diferenças ficaram bem evidentes.

Ao final, o grupo concluiu que esse tipo de degustação comparativa torna possível perceber, com mais nitidez, as sutilezas dos vinhos avaliados. Entretanto, para aperfeiçoar essa experiência é preciso aprimorar o apoio aos participantes: provê-los com taças certas, melhorar a iluminação do ambiente de forma a permitir acuidade na análise visual, mais ajuda para analisar e discutir o vinho.

Nenhum comentário:

Postar um comentário